top of page

Maçãs e autismo: qual é a ligação?

Hoje temos uma convidada especial no nosso “ Vamos lá falar de Nutrição”, a maçã,!

Esta fruta tão bonita e saborosa, objeto principal de histórias mundialmente famosas como A Branca de Neve… e claro, os bíblicos Adão e Eva, e o pecado original!

Porém , garantidamente não é pecado comer esta fruta! Pecado será mesmo não comer!

Esta fruta saborosa e bastante popular deve estar sempre presente no teu dia-a-dia.

Além de ter pouco mais de 60 calorias, cada maçã é rica em vitaminas A, B1, B2, B5, e C, e em sais minerais como fósforo e ferro, além de ser constituída por fibras, 85% de água e 12% de açúcar. Isso e muito mais se traduz em benefícios à saúde e proteção ao organismo.

A maçã é uma fruta que é tão rica em nutrientes que deve ser consumida todos os dias.

O ditado americano que diz: “an apple a day keep the doctor away” (“uma maçã por dia mantém o doutor afastado”) … é mesmo verdade!

Porquê e como é a que a maçã e o autismo se interligam ?

Existem várias pesquisas que comprovam isto:Uma pesquisa feita pelo médico Thomas Seha, professor de biologia da Universidade de Massachusetts, em Lowell, mostra que uma maçã por dia ou um copo de suco de maçã pode melhorar a memória e aumentar a produção de antioxidantes e combatem os radicais livres prevenindo até o cancro. (uma maçã pequena e com casca tem o mesmo poder de arrasar os temidos radicais livres que 30 copos de suco de laranja).

Cientistas da faculdade de medicina da Califórnia afirmam que comer maçã ou beber o suco dessa fruta pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. O estudo foi publicado na revista “Journal of Medicinal Food” .

Outra pesquisa, publicada na revista “Thorax”, mostra que os homens que comem cinco maçãs por semana têm maior capacidade pulmonar que os que não comem esta fruta.

Um estudo holandês mostra ainda que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumadores.

Fora isso, a maçã ajuda a reduzir o LDL, o mau colesterol.

Pesquisadores explicam que os poderes da fruta se devem a super antioxidantes chamados quercetina e catequina.

Esta fruta além de ser ótima para a saúde, é prática, fácil de levares contigo e comer em qualquer lugar.

Ao comer uma maçã prefire as orgânicas para poderes ingeri-las com casca tranquilamente já que boa parte dos seus nutrientes estão na casca.

A maçã ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. Previnem fadiga mental e contribue para a formação de ossos, dentes e do sangue.

Também limpa os dentes, fortalece as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão de alimentos gordos por isso ajuda na perda de peso: A maçã promove a tonificação do baço/pâncreas que, em última análise, é responsável pelo funcionamento do tubo digestivo. É necessária a boa atividade do mesmo para que a maçã possa exercer as suas funções.

A pectina encontrada na maçã torna a absorção de glicose menos eficiente na luz intestinal, fazendo com que o açúcar penetre no sangue mais lentamente, evitando desta maneira que não ocorra aumento em pico da insulina. Este processo evita a transformação do açúcar em gordura.

Outra ação da pectina é a de evitar a formação de cálculos biliares, pois os ácidos biliares que normalmente retomam para o fígado estão saturados de colesterol, sendo por isso, responsáveis pela formação desses cálculos.

Como vimos, a maçã atua no nosso corpo como um todo e tem um papel muito importante na vida dos autistas: além de ser antioxidante ( a pessoa autista pode ter +stress oxidativo), a pectina ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como o chumbo e o mercúrio, pois esta fibra incha, absorvendo água e produtos intestinais tóxicos e sabemos que os autistas não eliminam esses metais pesados de forma correta.

Beber sumo de maçã orgânica todos os dias fazendo rotação com outros alimentos tipo cenoura, beterraba, couve, etc (tudo orgânico). Ou então comer várias maças ao dia!Como a maçã é doce, o sumo não necessita de açúcar industrializado.

A maçã limpa e desintoxica o organismo de qualquer pessoa e por isso é tão importante para as autistas e neurotípticos .

Existem relatos de mães que afirmam que os filhos moderaram os seus sintomas graças a uma abordagem nutricional onde o sumo verde orgânico , as maças e outros alimentos biológicos estavam no topo da lista; estes relatos dizem que estes alimentos são fundamentais para qualquer tipo de desintoxicação natural porque fazem com que a pessoa, ao limpar seu organismo, possa receber outros tipos de nutrientes e para que eles sejam absorvidos e consumidos com mais eficiência pelo corpo e cérebro, e é isto que atua na melhoria dos sintomas de autismo.

Mas atenção, maçãs são frutas com propriedades fenólicas e flavonoides e muitas pessoas com autismo podem reagir mal a fenóis. Há registo de autistas que reagem a alguns alimentos com fenol como milho, pêssego e acerola…felizmente aqui em casa não temos problemas com maçãs.

Pelo contrário; parece haver uma ligação entre a maçã e o organismo que anseia por equilibrar algo que necessita do mesmo; a preferência que o nosso filhote tem por esta fruta não é aleatória; e tenho conhecimento de outras crianças no espectro com a mesma predileção por maças… tal como aqui por casa…por vezes, se não controlarmos, chegam a ser 6 ou 7 por dia... é interessante perceber esta ligação… já tinham pensado nisto!?

Então, têm experiências semelhantes?

Relatem as vossas histórias! Ficamos à espera de saber !!

SEJA COMO FOR; a maçã é EXTREMAMENTE importante no plano nutricional de todos nós!!

Cuidem-se para poderem cuidar!!

Até breve!

bottom of page