Bom dia!!!
OLÁ MEUS AMORES!!
Como estão minhas senhoras?! Bem espero! E contentes com todos os miminhos que o GUIDE vos tem trazido!
Continuamos hoje na temática "Perda de Peso" consciente , cuja base como sabem, assenta em 3 VERDADES: MEXER MAIS; NUTRIÇÃO ADEQUADA E MINDSET!
Então partimos daqui:
- "Vocês perguntam" : " Então não vale a pena fazer dietas; elas não funcionam?!"
E eu respondo: Sim e não!
- "Então em que ficamos"?
Eu explico!! As dietas não funcionam porque os objetivos foram forçados ... nada do que é feito à força pode ser bom... Todavia existem alguma formas de dietas, ou melhor, de episódios nutricionais em que podemos optar por consumir determinado tipo de alimentos em detrimento de outros, durante um curto período de tempo, a fim de atingir um pequeno objetivo realizável e coerente com o "momento" em que te encontras física e mentalmente! Fiz-me entender!?
Dou um exemplo: os sumos DETOX são extremamente importantes; eles aportam nutrientes e vitaminas e dependendo das conjugações têm mesmo propriedades que ajudam o nosso corpo ( fígado) a "limpar" todo o "lixo tóxico" que vamos ingerindo... todavia não tens de passar a vida a beber este tipo de bebidas...aliás , se o fizeres é bem possível que o teu peso aumente!!
Como o Pesquisador Flávio Passos defende ( viram o video de ontem?! Se não vão lá espreitar!) "o conhecimento é base da transformação" , portanto pesquisem e informem-se! A nossa saúde não é para brincadeiras!
Nesta ordem de ideias trago duas sugestões hoje; ou melhor; dois alimentos fantásticos para consumirem numa abordagem "dietista" no sentido de limpar/desintoxicar o vosso corpo para que possam iniciar a vossa transformação!
Estou a falar do tomate e da maçã!!
Vamos por partes;
Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, num recente artigo publicado pela plataforma NIT, o tomate é um dos melhores alimentos em CALORIAS NEGATIVAS!
"A teoria das calorias negativas diz, no fundo, que existem alimentos com tão poucas calorias que, durante o processo de metabolização, o nosso organismo gasta mais energia a digeri-los do que aquele que eles realmente fornecem. Ou seja, estes alimentos acabam por aumentar a saciedade e preencher mais espaço no estômago sem comermos grandes quantidades. Desta forma, há um défice de calorias que pode ajudar na perda de peso.
Mas atenção: não há evidências científicas que comprovem a existência destes alimentos, mas há algumas frutas e vegetais pouco calóricos, com níveis elevados de água e com grandes quantidade de fibra que acabam por assumir algumas das características dos supostos alimentos com calorias negativas. Os morangos, a melancia, o pepino, os brócolos e, lá está, o tomate são alguns deles.
A forma como se consome o tomate não é importante neste caso. Porém, recentemente, o sumo tem sido indicado como a melhor maneira de emagrecer."
100 gramas de tomate significam cerca de 23 calorias
É por isto que o tomate é visto como um alimento com calorias negativas.
Então, cada alimento tem uma quantidade de calorias diferente e essa energia é usada pelo nosso organismo para diversas funções, entre a digestão e a respiração, ao batimento cardíaco e até à nossa atividade física diária.
(...) o tomate tem diversos benefícios para a saúde. Ele é rico em licopeno — um antioxidante que nos protege dos radicais livres presentes nas células —, em vitamina C, potássio, fibra e folato.
“O seu consumo está associado a uma redução do risco de desenvolver cancro, nomeadamente da próstata, e doenças cardíacas. Combate o envelhecimento muscular e ajuda a manter a saúde da pele, cabelo e ossos”,
E o artigo continua:
O sumo de tomate ajuda mesmo a perder peso?
“Dois estudos revelam que a ingestão de tomate, sob a forma de sumo, pode ainda ajudar na perda de peso e redução de medidas. E porquê sob a forma de sumo? Porque a concentração de licopeno é mais elevada”, revela à NiT a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista” e do livro “Receitas Saudáveis para Famílias Atarefadas“.
Num dos estudos, mulheres que ingeriram diariamente, durante oito semanas, 280 mililitros de sumo de tomate, que contém 32,5 miligramas de licopeno, tiveram uma redução maior da circunferência da cintura. O colesterol sérico e os níveis de adipocinas inflamatórias (relacionadas com a gordura) também baixou. Naquele período, os participantes mantiveram a sua rotina alimentar e de treino.
Há, ainda, um outro estudo que refere que o sumo de tomate pode, efetivamente, ativar o ADN a queimar mais gordura. E mais: a ajudar a prevenir a síndrome metabólica (conjunto de fatores de risco).
No fundo, o sumo de tomate tornou-se famoso após estas investigações. Segundo a especialista, apesar da evidência científica ainda não ser extensa no que diz respeito ao consumo de tomate para a perda de peso, uma coisa é certa: o tomate é um alimento saudável com diversos benefícios para a nossa saúde.
É por isto que, para Bárbara de Almeida Araújo, ele deve fazer parte da nossa alimentação. “Se quiser experimentar beber sumo de tomate, evite os que estão à venda nos supermercados e opte por fazer em casa. Se puder, utilize tomates biológicos”, acrescenta.
Atenção; não vamos desatar a beber sumo de tomate À "maluca" ok!!?
Estamos a falar de uma ingestão equilibrada e durante um determinado período, apenas para "limpares o teu corpo";
o mesmo acontece com a maça!!
O video que sugiro trás uma proposta para "fazermos uma limpeza" de vez em quando!! Para que o nosso organismo possa trabalhar no seu melhor ok!!?
Vejam o video e tirem as vossas conclusões!
REFORÇO A IDEIA DE ISTO Não é UMA DIETA PARA PERDA DE PESO; mas eventualmente no processo de limpeza,haverá um contributo colateral na perda de peso!!
cuidem-se para possam cuidar!!!
abraços
bom fim de semana!!
credits:https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/sumo-de-tomate-e-o-novo-metodo-para-perder-gordura-e-ter-o-corpo-de-verao
Youtube