“Quando ele passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que que o seu tamanho e do que todos os tamanhos (…)” narrava o saudoso nobel da literatura José Saramago, no belo conto infantil “A maior flor do Mundo”.
Hoje falamos da FORÇA DO QUERER!
Quem conhece o conto, sabe que moral nos traz.
Comecemos em estilo narrativo invocando a prolepse ; ou seja, contando a estória pelo final.
Revelo que o altruísmo do menino salvou a flor… Mas foi o seu (do menino) “ acreditar infinito” tornou possível tal façanha! O gesto foi “maior que o seu tamanho e todos os tamanhos” e isso espelhou-se na Flor que cresceu, cresceu, cresceu…não pela “água sorvida”, mas pela FORÇA arrebatadora do QUERER . O ACREDITAR do pequeno infante foi milagreiro!
Recordemos um trecho…
“ O menino desce a montanha, atravessa o mundo todo, recolhe com as mãos quanta água lá cabia e volta a atravessar , pelo monte se arrasta, e três gotas que lá chegaram, bebeu-as a flor com sede. Vinte vezes cá e lá (…) a flor dava cheiro no ar, e como se fosse uma grande árvore deitava sombra no chão. O menino adormeceu debaixo da flor. Passaram horas e os pais como é costume nestes casos começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e vizinhos À busca do menino. Não o achavam (…) já em lágrimas tantas, e era quase sol pôr (…) quando viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que estivesse ali (…) deram com o menino adormecido (…) resguardando-o do fresco da tarde estava uma grande pétala perfumada (…) Este menino foi levado para casa , rodeado de todo o respeito , como obra de milagre” (…)
O herói do conto propôs-se fazer algo que à partida todos julgariam impossível…porém a força infinita do querer deu rumo a outra sorte!
O altruísmo e o querer salvaram a malfadada flor.
As gostas de água à mistura com a vontade de ser bem sucedido fizeram a flor crescer…desenvolver-se. Tornou-se a sua maior e melhor versão. Exponenciou o seu potencial.
A determinação.
A Perseverança .
A motivação.
O acreditar.
O não desistir.
Estão a ver onde quero chegar, certo? :)
Também nós podemos fazer pequenas “obras de milagre” em nós se acreditarmos .
Poderemos precisar de um “menino que nos regue”; pois, por vezes, não podemos fazê-lo sós.E está ok! Somos Humanos apenas...
Muito brevemente vou contar-te quem vai poder ajudar-te no teu processo de desenvolvimento pessoal !
… Cuidem-se para que possam cuidar!
Referência Bibliográfica:
A maior flor do mundo de José Saramago Edição: Porto Editora, dezembro de 2019