Olá a todos!!
Prometemos UM MAIO ESPECIAL NUTRIÇÃO, e como tal , aqui estamos!!
Gostaria de iniciar este mês dedicado à nutrição com uma questão: Será que as dietas (não) funcionam?
Começamos o mês dedicado a estas matérias relacionadas com a alimentação com a MÍTICA DIETA!
O contexto atual:
A obesidade na população adulta e infantil atinge índices cada x mais altos ,por todo o mundo. Sabemos o porquê… portanto sem juízos de valor, é necessário alavancar uma estratégia de mudança.
Quando o problema é “perda de peso” a solução citada mais frequentemente é a dieta.
Concordam? Se disse sim, esqueça! Está totalmente errada!
O inimigo nº 1 da perda de peso é , na verdade, a dieta! A dieta restritiva.
Há dois pontos a considerar:
1º Encarar a dieta como algo temporário é errado.
Reparem dieta pode ser perfeitamente a designação das vossas escolhas alimentares (permanentes) sem estarem associadas à restrição e ao temporário. Neste último está o verdadeiro problema do fracasso da “famosa dieta restritiva” .
Durante um determinado tempo a pessoa restringe uma série de elementos calóricos, particularmente alimentos não complexos, perde peso…e depois, satisfeita, volta ao modelo de vida anterior… resultado? – o peso volta, as vezes até mais que o tinha antes da dieta…enfim…o “famoso efeito yoyo”… ouvimos desabafos como “ já tentei de tudo”… “nada funciona”…. “São tantas as dietas que nem sei qual escolher… sinto-me perdida…” (…) “ Devia “saber fechar a boca” … de certo que já ouviram alguns destes…
Reparem, é precisamente o contrário de tudo isto… já fizeram tudo … de errado!! Já tentaram tudo…de errado… e o certo, para quando uma tentativa?
A ideia não é “fechar a boca” … a ideia “ é saber abrir”!! Pensem nisto.
Acompanhem o raciocínio : o que devemos fazer é saber “abrir a boca” , ou seja , saber comer na hora certa e de forma correta.
Há imensas questões associadas ao emagrecimento com saúde; e aqui entra o 2º ponto a considerar:
É essencial que se entenda que o processo de emagrecimento tem que ver com 2 ações combinadas – o Detox do organismo e a Nutrição Celular.
Reparem;
O nosso corpo é composto por mais de 100 triliões de células. No seu todo, são elas as responsáveis pelo nosso funcionamento diário, fornecendo-nos energia.
Cada uma das células tem uma função individual. Para que trabalhem bem, necessitam dos elementos certos.
Quando comemos calorias vazias, como os hidratos de carbono não complexos ( ex: pão branco) , e não as gastamos ( e mesmo quando gastamos…elas ficam por ali…) geramos glicose e gorduras que se acumulam no organismo porque este entende que o excesso de energia que estamos a consumir deve ser guardado ( reminiscências dos nossos antepassados ) para uma necessidade. ( noutro post falaremos desta questão ) Fazendo com que a gordura se acumule.
As células precisam de hidratos, mas dos que sejam complexos ; precisam de alimentos que tenham minerais , vitaminas e fibra que são reguladores das funções dos órgãos do nosso corpo. Se não oferecermos via alimentação esta nutrição, as células não poderão funcionar devidamente.
Quando falta a matéria prima o organismo não funciona devidamente…mas nós continuamos a exigir do nosso corpo um determinado funcionamento sem lhe darmos a condições de trabalho!! Ou seja, os nutrientes certos!
A verdade é que TEMOS DE SER RACIONAIS!
Células nutridas com todos os elementos necessários irão trabalhar devidamente.
As doenças chegam quando isto não acontece, percebem?
A inflamação persiste …os quadros de obesidade e outras patologias instalam-se.
Ao comer BEM o corpo não vai “cobrar alimentos” fora de hora…
A nutricionista Dra A. Xavier, recomenda que se comam 3 refeições ao dia, espaçadas por 5 horas.
Atenção: tudo deve ser adaptado ao vosso enquadramento familiar e horário profissional. E temos ainda outras questões associadas , como períodos de Jejum intermitente , por exemplo ..mas isso fica para o próximo post!!
A lógica das 3 refeições espaçadas é a seguinte:
3 horas para o metabolismo processar
2 horas para descansar ( período em que se deve beber água- brevemente também trarei uma matéria sobre a água e os mitos em torno desta)
5 horas de intervalo
Na verdade esta lógica faz imenso sentido… mas há uma série de outras informações que devemos agregar a estas como a ingestão das mesmas durante a luz do dia… e outras …mas como já disse antes, falamos disso depois, ok!!? Hoje é apenas sobre o tópico “dieta” ; então, Se fizermos as 3 refeições à hora certa e da maneira certa , ou seja, com as combinações alimentares corretas e o aporte nutricional necessário , o organismo só voltará a ter “fome” na hora da próxima refeição…e não fora dela…
então e os snacks? O lanche do meio da manhã…da tarde… a ceia… pois , não são necessários… também falarei disso noutro post, ok?!
A verdade é que não somos uns gulosos incorrigíveis ( bem, ás x até somos!!) ; mas na maioria das vezes são casos de desnutrição “disfarçados” de pequenas indulgências… as células “cobram” a má nutrição da nossa alimentação através dos tão famosos “desejos” alimentares.
O que deve acontecer no organismo no processo de emagrecimento?
Num primeiro momento um detox para que todas as toxinas saiam. Neste momento as células “gordurosas” responsáveis pela acumulação de gorduras e toxinas começam a encolher devido à migração da toxina para fora do organismo; não absorvendo mais gordura; consequentemente dá-se o emagrecimento. O segredo para que este período seja bem sucedido reside na oferta nutricional correta. O corpo não está em “fome” constante; e ao assumir controlo do nosso corpo, controlamos a nossa saúde.
Num 2º momento entra a manutenção e o compromisso com um novo estilo de vida, sem recaídas!
Abraçar a mudança e torna-la permanente é o segredo.
Então já conseguem responder à questão que vos coloquei no início?
A perda de peso, ou melhor, um metabolismo isento de gordura má, não é uma questão apenas estética; é uma questão de boa saúde!
Aqui no GUIDE somos a favor de Boa Saúde para todos lá em casa… quando damos um novo rumo à saúde familiar todos devemos comungar da mesma postura…caso contrário remamos contra a maré!
Este mês de Maio; mês das mães, trarei matérias com enfoque na saúde das senhoras, mas claramente, com tópicos que se aplicam a todos nós.( ok senhores?!!)
Faremos destaque de alguns contrapontos na saúde infantil e Autismo; como não podia deixar de ser…
Portanto Fiquem connosco!!
Até breve
Fonte: Dra Angela Xavier