top of page

"Ou paramos de comer carne ou acabamos com o planeta"!!

Bom dia!!

Hoje vamos falar de algo problemático.

O consumo de carne pode ter mesmo os dias contados!

E isso não terá que ver necessariamente com opções alimentares ligadas a preocupações de saúde ou até do foro moral relativa às espécies animais...tem que ver com uma atitude de sustentabilidade e preservação de uma única "Espécie" a HUMANA!

Segundo um artigo disponibilizado pela NIT , "ou paramos de comer carne ou acabamos com o planeta!"

Eis a explicação:

De acordo com os últimos estudos nesta matéria da sustentabilidade, os investigadores defendem que temos de mudar não só a nossa alimentação, mas também a forma como produzimos os alimentos.Este grupo de 23 investigadores defende uma ação radical e imediata!

Como chegaram a esta conclusão?

Segundo o estudo, publicado no prestigiado jornal científico “Nature”, o mundo precisa de reduzir substancialmente a quantidade de carne que consome. Se isso não acontecer, podemos assistir a um colapso climático global.

Os investigadores explicam, como já tinha acontecido em estudos anteriores, que o consumo de carne e a forma como ela é produzida tem um impacto direto no ambiente e no aquecimento global. Os gases produzidos pelas estufas e pelos próprios animais provocam vários problemas ambientais, como desflorestação, seca e aumento do nível dos oceanos.

Na análise, o grupo estima que a população venha a crescer em cerca de 2,5 mil milhões de pessoas até 2050 e que os rendimentos à escala global tripliquem. Ou seja, iremos consumir ainda mais carne do que já fazemos agora. No entanto, esta tendência pode ser invertida se a maioria dos países diminuir a quantidade de carne que consome e apostar mais em legumes, leguminosas e outros alimentos cuja produção não prejudique o ambiente.

Alimentar uma população mundial de dez mil milhões de pessoas é possível, mas só se mudarmos a forma como comemos e produzimos os nossos alimentos”, explica ao jornal britânico “The Guardian” o professor Johan Rockström, do Instituto Potsdam para o Estudo do Impacto Ambiental, que fica na Alemanha.

O estudo foi revelado logo após o relatório da Organização das Nações Unidas, que foi publicado na segunda-feira, 8 de outubro, e onde alguns dos maiores cientistas internacionais explicam que, em menos de 12 anos, temos de fazer todos os esforços possíveis para evitar que a temperatura média mundial não aumente mais do que 1,5 graus.

Os investigadores chegaram à conclusão que, se todos os países consumirem menos 75% de carne de vaca, 90% menos de carne de porco e metade do número de ovos, ainda vamos a tempo de reverter a situação. A aposta deve, então, passar por triplicar a produção de feijão e de leguminosas e quadruplicar o consumo de nozes e sementes.

Na mesma investigação, os especialistas defendem que é #preciso mudar drasticamente a forma como produzimos a fruta e os legumes#. Evitar os fertilizantes químicos, incentivar a produção em países mais pobres e aumentar as reservas de água universais são outros pontos fundamentais.

No entanto, o estudo também nota que, para isso, os governos têm de apostar em políticas que encaminhem os cidadãos para estas escolhas. Educação nas escolas, redução dos impostos e atribuição de subsídios especiais para a produção de alimentos mais sustentáveis e ecológicos são algumas das propostas do documento.

Marco Springmann, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o responsável pela equipa de investigação, garante que estas mudanças já estão a ser aplicadas em alguns países. Na Holanda e em Israel, por exemplo, foi limitado o uso de fertilizantes químicos e há um grande controlo da água. Nas grandes cidades, a equipa percebeu que os jovens consomem muito menos carne do que as pessoas mais velhas. Mas essa diferença ainda não é acentuada o suficiente.

Fonte: NIT

Existem plataformas que oferecem propostas incríveis nesta ordem de ideias; poderão ser a resposta para um futuro melhor!?

Oxalá que sim!

Apresento-vos a IMPOSSIBLE FOODS, já ouviram falar!?

É um projeto pioneiro e totalmente sustentável e " MEAT FREE" !

Vou deixar-vos o texto de apresentação, que podem encontrar no site para que percebam qual a "missão" deste incrível "mind shifter"!

"We’ve been eating meat since we lived in caves. And today, some of our most magical moments together happen around meat: Weekend barbecues. Midnight fast-food runs. Taco Tuesdays. Hot dogs at the ballpark. Those moments are special, and we never want them to end. But using animals to make meat is a prehistoric and destructive technology. Animal agriculture occupies almost half the land on earth, consumes a quarter of our freshwater and destroys our ecosystems. So we’re doing something about it: We found a way to make meat using plants, so that we never have to use animals again. That way, we can eat all the meat we want, for as long as we want. And save the best planet in the known universe."

A ideia é mais ou menos esta " deixar de utilizar carne de animais para fazer "carne"!!!

Para terem uma ideia, para fazer um quilograma de carne bovina são necessários 15.400 litros de água!!!!

Estamos a destruir os nossos ecossistemas!

Este é o SLOGAN:

EAT MEAT. SAVE EARTH.

"Feel good about biting into an Impossible™ Burger – No animal, no compromise. Just one Impossible™ Burger (instead of a burger made from cows) "

No site poderão ficar a saber mais! Visitem e descubram como o Impossible Foods fabrica esta "carne alternativa".

redito: Impossible Foods

ATenção: Esta carne é vegetal!! Incrível, não é?!

Eis o LINK: https://impossiblefoods.com/mission

Visitem e saibam mais!

Nós voltamos amanhã para vos dar a conhecer o PROJETO SAGRI / Sagriprojet do qual Portugal é um dos fundadores! FAlaremos sobre despertar consciências, sobre atitudes sustentáveis e respeito pela Biodiversidade!

Nunca esquecer: É a mudança de mentalidade que sustenta uma mudança estrutural na sociedade!!

Cuidem-se para que possam cuidar

bottom of page