top of page

Alimentação saudável- A "super farinha"que não engorda - Conheces?

Olá!

A farinha é vista como algo associado ao "ganho de peso".

Segundo um artigo que encontrámos na plataforma NIT; a maioria das farinhas utilizadas no dia a dia, como a de trigo, têm adicionados conservantes e xaropes de milho na sua composição — o que pode aumentar a pressão arterial e o risco de obesidade e diabetes — mas existem opções saudáveis, como a de aveia e a de quinoa.

Porém, nos últimos anos há uma versão que tem vindo a ganhar mais visibilidade no mundo fit: a farinha de banana.

Ela é feita através de bananas pouco maduras e é uma ótima opção para quem quer manter uma alimentação saudável sem se privar deste ingrediente.

Segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, ela pode ter entre 55 e 93 por cento do seu amido na forma resistente. Ou seja, o amido desta farinha retarda a digestão e ajuda a controlar a fome e a prolongar a sensação de saciedade.

É que a digestão do amido resistente presente na farinha de banana é feita como a maioria das fibras. Isto é, processa-se no intestino delgado pelas bactérias da flora intestinal. "Este processo permite que a farinha de banana não interfira tanto com o metabolismo da insulina, já que o amido não se transforma em açúcares”, afirma a nutricionista.

Quais são os principais benefícios desta farinha?

A primeira coisa que devse saber é que se trata de uma opção adequada para celíacos, principalmente por ser um produto isento de glúten, com uma quantidade de gordura reduzida — lembrem-se que na maioria dos casos, os produtos livres de glúten têm bastante gordura.!!

Além disso, a farinha de banana ajuda a regular problemas associados a valores de colesterol elevados.

“Esta farinha contribui para melhorar o funcionamento do trânsito intestinal e, consequentemente, permite evitar a absorção de más gorduras no intestino. Resultado: contribui para valores normais de colesterol sanguíneo”, acrescenta a também nutricionista supra citada.

Mas atenção: a quantidade diária de farinha de banana aconselhada é de até duas colheres de sopa por dia, o que equivale aproximadamente a 30 gramas. Esta quantidade é suficiente para tirar proveito dos seus benefícios.

Onde pode ser usada a farinha de banana?

É uma ótima alternativa para fazer panquecas, bolos, muffins ou crepes. Há, ainda, quem a adicione a iogurtes, no feijão preto e em saladas de fruta. Pode encontrar esta farinha à venda, por exemplo, na marca Iswari. É uma versão vegan, sem lactose e biológica de 125 gramas , que custa 4,72€; segundo os dados recolhida na NIT.

O que vos parece? Excelente opção , principalmente para nós que nos debatemos na busca de soluções sem glúten que sejam compatíveis com o nosso quotidiano cá de casa!!

Fontes: NIT

Cuidem-se para que possam cuidar!!

bottom of page