olá!
A batata doce é a atualmente a melhor fonte de dos hidratos de carbono no mundo fit.
Deixa-nos sem fome durante mais tempo e esse é um benefício que não devem dispensar.
Portanto, formas de incluí-la na alimentação nunca são demais.
O Guide foi investigar e encontrou uma excelente sugestão.
A versão original foi criada por Luísa Fortes da Cunha, autora do blogue “My Casual Brunch“; e a plataforma NIT partilhou-a connosco ; ora vejam:
Do que precisas:
— Uma batata doce grande; — Uma colher de sopa de chia; — Uma colher de café de cominhos; — Sal (a gosto); — Cinco bagas de pimenta cinco bagas; — Um dente de alho; — Uma colher de sopa de azeite. Para o recheio — Um ovo; — Meio requeijão; — Folhas de espinafres (a gosto); — Uma colher de chá de fermento em pó.
Como se faz:
Começa por ralar a batata doce. Depois, numa frigideira põe o alho picado e o azeite. Deite a batata ralada e salteia. Tempera com sal e pimenta e acrescente a chia e os cominhos. Depois de salteado, deixa arrefecer um pouco.
Entretanto, numa taça bate o ovo com o requeijão e acrescente o fermento em pó e reserva. Unta formas de muffins com um pouco de azeite e forra com pedaços da batata salteada. Leva ao forno a 180 graus durante dez minutos para secar um pouco.
Em seguida, encha as formas com a mistura de ovo com requeijão e adicione umas folhas de espinafres em cada forma. Leva novamente ao forno, durante 20 minutos a 180 graus.
Querem outra sugestão?
Cá vai:
São raras as receitas que não se conseguem transformar em versões mais saudáveis. Hoje já é possível criar salgados amigos da dieta.
Os croquetes de tofu, sugeridos pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, são um deles. É uma versão vegan que não é frita, nem está cheia de gordura. Além disso, o tofu é uma ótima fonte de vitamina B12 e aminoácidos essenciais. Isto não significa que os deva comer todos os dias — o que é em excesso faz mal —, mas são uma uma boa opção para quando estiver com vontade de atacar salgados.
“É uma receita super simples e deliciosa para fazer em casa e acompanhar com um belo arroz de tomate ou uma salada, por exemplo”, sugere a também autora do blogue “Loveat“ e a plataforma NIT ... e agora nós partilhamos convosco!!
Do que precisas (para quatro pessoas)
— 250 gramas de tofu; — 45 gramas de sementes de linhaça; — 20 gramas de pasta miso; — Um ovo; — 80 gramas de farinha de amêndoa; — Uma colher de café de orégãos; — Uma colher de café de paprika fumada em pó; — Uma pitada de curcuma em pó.
Como se faz
Começa por pré-aquecer o forno a 180 graus. Tritura as sementes de linhaça e reserve. Passa o tofu para uma taça. Adiciona as sementes de linhaça moídas, o miso, os orégãos, a curcuma e a paprika. Com a ajuda de um garfo, esmaga bem para incorporar os ingredientes. Reserva durante 30 minutos.
Em seguida, passa o ovo para uma taça e bate durante cerca de um minuto. Noutra taça, deve estar a farinha de amêndoa. Forma croquetes do tamanho de bolas de golfe ou pequenos nuggets com a preparação de tofu, passa pelo ovo e, logo depois, pela amêndoa moída. Põe tudo num tabuleiro de ir ao forno. Repite o processo com a restante massa.
Não te esqueças de pôr um fio de azeite por cima. Leva ao forno durante cerca de 30 minutos e sirva.
Fonte: NIT
Então; vão experimentar!!?!
Bom apetite!
Cuida-te para que possas cuidar!