Muitos dos benefícios da curcuma ou açafrão da terra , sendo a 2ª a designação que mais usamos para nos referirmos a este MEGA anti-inflamatório; têm sido aproveitados ao longo de milénios pelas culturas orientais, e felizmente nos dias de hoje em todo o mundo; são provenientes dum composto químico muito importante - A curcumina; a razão pela qual o Açafrão da terra tem uma cor amarela acentuada.
Esta tem sido apontada como um ingrediente poderoso com usos variados.
A primeira utilização é desintoxicar.
Outros usam-na pelas suas propriedades cosméticas.
No entanto, muitas pessoas preferem usar este composto como um tratamento para doenças menores, como laringite e condições mais graves, como diabetes, por exemplo.
Então, graças à curcumina, nos dias que correm, podemos afirmar, segundo estudos comprovados, que existem 6 medicamentos no mercado que podem ser substituídos por açafrão. Mais há frente deixo-vos a lista!!
Continuando…
Prozac , Fluoxetine e Imipramine (Antidepressivos) :
Segundo pesquisas realizadas nos últimos anos, a curcumina reduziu a depressão em alguns animais. Deu resultados positivos muito acima do Prozac e Imipramine sem efeitos colaterais!!
Aspirina:
Os médicos frequentemente aconselham os pacientes com risco de coágulos sanguíneos a tomar uma aspirina todos os dias. Aqueles que se encontram nesta posição deveriam ter a oportunidade de escolha! A indústria farmacêutica poderia ter no mercado uma escolha mais natural onde a curcumina fosse o principal composto, devido à capacidade que esta tem de inibir as formações de trombo.
Medicação para Colesterol:
O Açafrão foi testado em estudos realizados em 2008, e conclui-se que a curcumina tem maravilhosas propriedades anti-inflamatórias e que combate a oxidação em diabéticos.
Corticosteróides Cortisona, hidrocortisona e prednisona são tipos de corticosteróides que reduzem a inflamação, seja ela tópica ou interna. Num estudo recente, a curcuma superou esses tipos de drogas ao lidar com uma condição ocular específica que envolvia inflamação.
Medicamentos para Diabetes:
Em 2009 cientistas nos EUA descobriram que a curcuma era pelo menos 500 vezes mais eficaz que a Metformina para impulsionar a enzima presente nos humanos, que ajuda a melhorar a sensibilidade a insulina.
Drogas Anti-inflamatórias:
A curcumina provou ser mais eficaz na redução da inflamação do que 6 medicamentos anti-inflamatórios de venda livre.
Aqui está a lista: Ibuprofeno, Naproxeno, Diclofenaco, Celecoxb, Tamoxifeno, Aspirina.
Tratamento Quimio: Por causa da curcumina, a curcuma tem sido usada para combater vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de estômago, bem como câncer de mama e de ovário.
É melhor do que uma quimioterapia usada frequentemente para o cancro colon….
Estes estudos foram publicados no Jornal Internacional de Cancro dos EUA.
Como sempre, recomendamos que consultem o vosso médico antes de substituir qualquer medicamento por remédios naturais….
Estes relatos são fidedignos , todavia os organismo diferem uns dos outros, e o que serve para alguns, poderá não servir para outros!!
Sejam coerentes!!
Num próximo post diremos como potenciar a sua utilização com outros elementos, como o gengibre, por exemplo; e alguns conselhos simples de utilização; assim como considerações acerca da sua utilização dentro do espectro!
Credito: google
Relembramos:
*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde! O Guide é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar dentro e fora do Autismo .
As informações e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizadas como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. NOTA: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consultem uma opinião certificada!
Cuidem-se para que possam cuidar!
Fonte: natureba