top of page

Gestão de comportamentos inadequados no AUTISMO

Crianças com PEA (Perturbação do Espectro Autista) possuem menos consciência das limitações sociais, ou seja, não levam em consideração comentários e nem olhares reprovadores.

Além disso, a frustração e raiva por serem muitas vezes incapazes de expressar as suas necessidades com eficácia poderão despoletar emoção maiores; que os próprios não sabem conter e estas acabam por se tornar naquilo a que a sociedade chama de "comportamento inadequado"...

Birras, ataques de raiva e comportamentos agressivos, os tais comportamentos inadequados ocorrem por algum motivo, ás vezes,um motivo muito óbvio. Outras vezes, temos de incorrer num processo de "adivinhação" ...

Na maioria das vezes, os motivos para as birras podem ser um ou uma combinação dos seguintes fatores:

  • Querer fazer algo ...

  • Não querer fazer alguma coisa;

  • Tédio ou frustração;

  • Medo;

  • Provocar alguma reação no ambiente e das pessoas nele presente para chamar a atenção...

Outro fator no aumento da fúria em crianças com PEA, principalmente as mais novas é a reação do adulto, pois a grande maioria está acostumada a terem suas birras aceites porque os pais evitam constrangimentos, evitam ficar irritados ou envergonhados e acabam cedendo às exigências do filho, reforçando a estratégia do filho, ou seja, os comportamentos inadequados ficam associados à recompensa (conseguir o que querem).

Os pais sentem medo e se sentem perdidos diante das reações inadequadas de seus filhos, ainda mais quando se trata de um autista, pois muitos podem vir a serem criticados, ás vezes sendo acusados de serem péssimos pais, incapazes de controlar seus filhos e em muitos casos, se os pais não cederem, a criança pode fazer birras cada vez maiores até conseguir o que quer.

Ás vezes, as birras transformam-se em comportamentos auto agressão, como por exemplo, bater na cabeça, ou até serem agressivos para terceiros. Mas vale ressaltar a importância dos pais manterem seu papel de autoridade perante seus filhos, pois quanto mais tempo esses comportamentos duram, mais difícil é lidar com eles.

Nós falamos por nós... tenham muita atenção; pis tudo é proporcional...ou seja, o que é bom cresce com eles...mas o que é menos bom também... sejam fortes!!

Para nos ajudar a saber o que fazer perante estas situações vou colocar até sábado 4 vídeos do Drº Thiago Lopes !!

Fiquem com o primeiro!

Até manhã!!

Fonte: Canal integrar- Youtube

Cuidem-se para que possam cuidar!

bottom of page