top of page

O TEU PROPÓSITO DE VIDA: Sabes qual é?

Olá!!!!

Hoje é para elas ...e também para eles!!

Ouvimos repetidamente que "Para ser feliz, é necessário descobrir o nosso propósito de vida" ; e de imediato uma luz de "alerta" se acende em nós!!

- "Qual é o meu propósito de vida"? - ressoa por todas as cavidades do nosso corpo!!

Como é sabemos? Quando é o que encontramos? Tenho mesmo de ter um ??!!

Meus queridos; escusado será dizer que eu encontrei o meu!!

Mas e vocês; o que têm a dizer acerca disto?

créditos: GOOGLE

Entre variadas pesquisas acerca desta temática, vários foram os "caminhos" encontrados para lá chegar!

Uns prometem que lá chegam em 3, 5 ou até 7 passos !!; outros convidam-nos a colocar em prática um simples exercício centrado no life coaching...outros sugerem meditação e instrospeção para que se descubra a essência verdadeira .... enfim; e todos eles devem estar certos...e todos eles deverão funcionar...pelo menos para alguns de nós....

Observem:o que está aqui em questão não é a forma, mas sim o conteúdo!

A partir do momento em que vida que te coloca no "lugar" certo; saberás!!

Cada um tem o seu processo...a sua forma...para chegar ao mesmo conteúdo!

Para ser mais feliz, então, é necessário descobrir o nosso propósito de vida?

Sim!!

Mas é neste momento que muita gente bloqueia .

“Afinal, como dizem os bons marinheiros, nenhum vento é favorável para quem não sabe aonde quer chegar”,

Ainda assim; deixo-vos 5 tópicos, que poderão colocar a vocês mesmos em forma de "questão" para ajudar a chegar mais rápido a esse "lugar" de onde partirás na tua caminhada!!

Eles devem ser um encontro convosco. Façam um momento de reflexão quantas vezes precisarem – basta reservar alguns minutos para ficar sozinha(o), sem interrupções.

Se gostares, põe uma música relaxante… O fundamental é sentar-se confortavelmente e concentrar-se nas perguntas, ouvindo a tua voz interior.

Qual é o sentido da humanidade? E como posso contribuir?

Sim, a primeira questão é grandiosa e complexa, mas faça silêncio e ouve os palpites que vêm do teu interior. Reflete, por exemplo, sobre o que a humanidade precisa de aprender para evoluir: ter mais compaixão e tolerância, maior consciência ambiental… Pensa também nas lições que deves absorver para cresceres como pessoa. Em algum ponto, esses caminhos certamente vão te encontrar e descobrirás então como podes contribuir de uma forma que te dê prazer. Entende que o teu sentido não fala apenas sobre ti: ele influencia a tua família, os teus amigos, a comunidade… toda a humanidade! “Cada ser humano tem um papel no universo. Assim, a nossa primeira tarefa é aportar qualidade a esse pedaço de mundo ao qual pertencemos e que influencia algo maior.

Dá para aproveitar melhor os meus talentos?

Todos somos bons de verdade em alguma coisa: fotografar, cozinhar, cuidar de crianças, escrever… Mas, geralmente, o que nos faz desacreditar dos nossos talentos é a baixa autoestima.

Recebemos da própria vida os dons indispensáveis para a realização da nossa tarefa individual e intransferível, que é o nosso propósito- no entanto, não basta se sair bem em algo. Para ter real valor, essa tarefa deve trazer motivação e alegria para te sentires útil. Pergunta-te, então: que talentos eu tenho que me dão um verdadeiro orgulho e prazer? Anota e deixa esse lembrete sempre à vista, para não te esqueceres do teu potencial. Avalia, ainda, usas todas essas aptidões com a frequência que gostarias. Se a resposta for negativa, explora na tua rotina oportunidades para colocá-las em prática.

De que forma posso ser mais eu?

Descobrir o sentido da vida nada mais é do que entender melhor quem tu és, o que podes oferecer a ti mesma (o) e ao mundo. E o segredo está, principalmente, em passar mais tempo na tua própria companhia. Começa a pensar, numa nota de zero a dez, quanto você realmente se sente viva. Zero representa um cenário muito aflitivo e dez quer dizer uma existência plena e proveitosa. Agora vai mais fundo e questiona o que te faz arrepiar e te coloca em sintonia com a vida.

Para viveres o teu propósito, é preciso atreveres-te a ser, com ainda mais intensidade, quem és de verdade.

Por isso, se não estiveres recebendo da vida aquilo que gostarias, é hora de agires.

Isso não significa, por exemplo, sair do emprego sem ter nada em vista, ok?!! isso é uma postura bastante arriscada!!!

Significa apenas , plantar sementes, paralelamente, para chegar a uma situação que a deixará realizada.

Afinal, qual é a minha vocação?

Vivemos ocupadas(os) com o nosso emprego, procurando reconhecimento, promoções, um salário melhor…

Há muito desgaste no dia a dia e, em geral,tudo isto se sobrepõe à satisfação de realizar os nossos afazeres.

Entramos em piloto automático e esquecemo-nos do que nos fez escolher aquele trabalho. “Quando nos desconectamos da vocação, sofremos doenças e outros males...mal da alma!

Uma maneira de nos realinharmos com a nossa profissão desalentada é criar um cartão de visitas original. Em vez de escrever nele o nome dado à sua função, escreva o seu propósito. Tenta usar três palavras, no máximo. Exemplos: uma cabeleireira pode ser, na verdade, “consultora de auto-estima”, e uma médica, “promotora de saúde”.

Tas a ver a ideia , certo??

Como estar presente de corpo e alma em tudo o que faço?

A descoberta de um propósito exige foco em cada uma das situações que vives: para perceber e sentir melhor como as coisas se desenrolam, as sensações que provocam e as consequências que geram.

Então, vive verdadeiramente cada etapa do teu dia a dia – seja uma reunião, a conversa com um amigo, seja a hora de buscar os filhos na escola. Está o mais atenta possível ao que está acontecendo naquele momento à tua volta.

“O presente é o único tempo que permite a nossa real atuação. É onde está a vida!!!. Mantem-te consciente também sobre a forma como ages e certifica-te de que estás de acordo com o que pretendes experimentar na tua vida. O teu propósito deve ser vivido todos os dias!

O que acham??!

Deixem os vossos comentários!!

Lembrem-se ; cuidem-se para que possam cuidar!!

Fontes: mdemulher.com

bottom of page