Olá SENHORAS!!
Já sabem que este mês é todinho para vocês!!
Miminhos deliciosos!! Quem não gosta!?
Hoje damos sequência à cosmética Natural! Trago-vos mais informação sobre este assunto e algumas sugestões!
Divirtam-se!!!!!
Mergulhar no universo dos cosméticos naturais também é descobrir mais sobre as plantas e suas riquezas, observá-las, cultivá-las e estreitar a nossa relação com a natureza.
Neste caminho é preciso pesquisar e estudar as ciências que nos fornecem importantes ferramentas e conhecimentos para que a escolha de matérias-primas seja eficaze e segura:; as ciências a que devemos recorrer são: aromaterapia, fitoterapia e etnobotânica (estudo do uso das plantas pelas comunidades tradicionais).
Atenção meninas; por vezes gera-se alguma confusão na utilização de alguns destes produtos; em especial nos óleos essenciais ( que mta x são confundidos com as essências) ... vamos então descobrir estes maravilhosos TESOUROS naturais!
DIFERENÇAS entre: Óleos essenciais & essências: os óleos essenciais são compostos químicos produzidos pelas plantas, ou seja, são naturais. Essências são substâncias sintetizadas em laboratório e que muitas vezes imitam o aro-ma dos óleos essenciais,
mas não apresentam as propriedades terapêuticas dos mesmos. Além disso, as essências ou fragrâncias sintéticas podem conter substâncias químicas tóxicas, como ftalatos e benzyl benzoate.
No entanto, é importante estar atento, pois óleos essenciais de má qualidade também podem conter substâncias nocivas. Por isso, dê preferência aos óleos essenciais orgânicos
Óleo vegetal X óleo mineral: óleos vegetais, como o próprio nome diz, são extraídos de plantas, geralmente dos frutos (polpa e sementes). Óleo mineral, parafina e vaselina são derivados do petróleo e podem causar danos à pele, como obstrução de poros e glândulas. Além disso, geram maior impacto ambiental em seu processo de obtenção e não são biodegradáveis.
ÓLEOS ESSENCIAIS • Compostos produzidos pelas plantas aromáticas como mecanismo de defesa contra predadores ou para atrair animais polinizadores. São substâncias voláteis e muito concentradas, que apresentam diversas propriedades para cuidados com o corpo físico, de acordo com os tipos de princípios ativos presentes. • Os óleos essenciais, dependendo da espécie vegetal, podem ser extraídos das raízes, caules, folhas, resinas, sementes e flores, pelos métodos de prensagem a frio, destilação ou extração com solventes voláteis. • Na cosmética natural, os óleos essenciais são utilizados para potencializar os cuidados com a pele e cabelos, proporcionar bem-estar ao organismo como um todo e alguns podem ser adicionados às tuas preparações caseiras para ajudar na conservação.
Por questões de segurança é mais indicado o uso dos óleos essenciais diluídos noutros preparados na concentração de 1% a 3%; e em formulas para o rosto utilizar 0,5%.
Por serem compostos altamente concentrados é muito importante utilizá-los com cautela, respeitando as indicações e concentrações adequadas para não oferecer nenhum risco de toxicidade ou reação alérgica. Evitem o uso de óleos cítricos (bergamota,limão, tangerina e outros) na pele que será exposta ao sol, pois estes contêm substâncias fototóxicas.
Também tomem mais cuidado com óleos essenciais extraídos de condimentos, pois o risco de reação alérgica é maior.
Para facilitar o uso dos óleos essenciais nas formulações, na tabela abaixo encontra-se a relação de gotas e mililitros. Essas medidas são aproximadas, devido à densidade específica de cada óleo.
GOTAS // MILILITROS 10-0,5 25-1 50--2 75-3 100-4 300-12 600-24
A seguir, encontra-se a relação entre os tipos de pele e cabelo e alguns óleos essenciais, para facilitar a escolha dos ingredientes: TIPO DE PELE E CABELO/// ÓLEOS ESSENCIAIS Secos Lavanda, alfazema, alecrim, palmarosa, gerânio, rosas, sândalo.
Mistos ou Oleosos Menta, hortelã, eucalipto, cedro, patchouli, óleos cítricos, tomilho, cravo.
Normais Capim limão, laranja doce, canela, tea tree.
Quando fazemos preparados caseiros, temos de ter em conta a sua conservação e as propriedades que pretendemos que estes tenham para serem mais ricos; é importante a utilização de antioxidantes:
ANTIOXIDANTES • Alguns ingredientes que vão ajudar naconservação dos produtos e aumentar a vida útil: • oleoresina de alecrim 0,2% • vitamina E 1% • extrato de própolis 0,5% • óleos essenciais de alecrim ou teatree 0,5%
Agora já podem experimentar uma receita caseira!!
Ora vejam:
ÓLEO DE CALÊNDULA E MACELA | 01 UNIDADE DE 100 ML (Calendula officinalis e Achyrocline satureioides)
INGREDIENTES: 100 ml de óleo de semente deuva (ou outro de sua preferência)(100%) Aproximadamente 10g a 20g deflores de calêndula e macela (20%) 1 ml de vitamina E (1%) 0,2 ml de oleoresina de alecrim(0,2%)
MODO DE PREPARO: Num recipiente de vidro claro colocar as flores secas e cobri-las com óleo. Se necessário, utilizar maior quantidade de óleo. Aguardar a maceração por 30 dias. Coar a solução, adicionar vitamina E, oleoresina de alecrim e acondicionar em recipiente escuro esterilizado. MODO DE USO: Óleo corporal para hidratação e massagem. Também pode ser utilizado nas receitas de bálsamo, pomada, etc. Validade: 06 meses
NOTA: não esqueçam do link que vos deixei no post anterior; online encontramos estes produtos facilmente!!
https://www.glicerina-e-parafinas.com/manteigas/
Cuidem-se meninas; para que possam cuidar!!
abraços!