top of page

Dedicado a todas as MULHERES!! Cosmética Natural; produtos e receitas para nutrires a tua pele e o t

Bom dia amigas e amigos!!

Como prometido a viagem de hoje será pelo mundo da cosmética natural!

O mês de JUNHO será dedicado Às mulheres!!

Todas as mães GUERREIRAS que nos acompanham!! Todas sem exceção; as que viajam diariamente connosco e as que acompanham este trajeto de forma fraterna e solidária! E a todas as MULHERES MARAVILHOSAS que se preocupam com a sua saúde!!

Junho é o mês de JUNO :

De acordo com a mitologia romana, Juno era a deusa protetora das mulheres e dos casamentos, e esposa de Júpiter, deus dos deuses. Em comparação com a mitologia grega, Juno era equivalente à deusa Hera.Esta deusa ficou consagrada como a protetora do Império Romano, sendo popularmente chamada de Regina, que significava “rainha”. Por ser casada com Júpiter, Juno era considerada a “rainha dos deuses”.Curiosidade: o sexto mês do ano (Junho) tem este nome em homenagem à deusa Juno, devido a sua grande importância entre os antigos romanos. A origem etimológica do nome originou-se a partir do latim Iuno ou iuvenes, que pode ser traduzido como “juventude”. E não é isso que se pretende?!Pois bem;; tudo de conjuga na perfeição , então!!!!

Defendemos uma alimentação que nos faça "chegar novo a velho" e como tal ; deveremos ter as mesmas preocupações com todos os produtos que colocamos no nosso corpo !!

A pele é o maior órgão do corpo e apresenta permeabilidade e grande capacidade de absorção de substâncias que acabam entrando na circulação sanguínea e são metabolizadas pelo organismo, com potenciais riscos de toxicidade, reações alérgicas, desequilíbrios hormonais, entre outros efeitos colaterais.

Então , é talvez apropriado dizer que a cosmética natural será o melhor complemento ao estilo de vida que pretendemos seguir!

Desta feita; vamos conhecer um pouco melhor o que é isto da COSMÉTICA NATURAL!!

Cosméticos naturais: Em teoria, são aqueles que não contêm substâncias sintéticas, mas somente ingredientes naturais, que podem ser de origem vegetal, mineral ou animal. Cosméticos orgânicos: além de ingredientes naturais, podem conter substâncias sintéticas aprovadas como seguras pelas certificadoras. O selo de certificação implica que, além da garantia dos ingredientes, também há o controle de toda a cadeia produtiva, desde os fornecedores de matéria-prima até a fase final de produção dos cosméticos.

Mergulhar no universo dos cosméticos naturais também é descobrir mais sobre as plantas e suas riquezas, observá-las, cultivá-las e estreitar nossa relação com a natureza. Esse caminho também reflete em pesquisar e estudar ciências que nos fornecem importantes ferramentas e conhecimentos para a escolha de matérias-primas eficazes e seguras, como aromaterapia, fitoterapia e etnobotânica (estudo do uso das plantas pelas comunidades tradicionais).

Neste contexto, vêm surgindo novos conceitos e tendências no universo cosmético, que alguns consideram como "modas", mas que muitos já compreendem como um processo de mudança de comportamento e hábitos.

Cosméticos naturais estão em alta e é muito comum encontrarmos os dizeres “natural” e “orgânico” nos rótulos dos produtos.

Também provavelmente já devem ter lido ou ouvido falar em termos como Slow Beauty, Green Beauty, Skin Food, Eco-friendly, Vegan-friendly e outros. Segue abaixo uma breve definição desses termos para que se familiarizem com esta nova linguagem:

Eco-friendly ou “amigo do meio ambiente”: esse termo se refere tanto às práticas ecológicas no processo de produção como, por exemplo, descarte adequado de resíduos, quanto às características do produto final (embalagem reciclável, ingredientes naturais, biodegradáveis, etc).

Cruelty-free: significa que o produto não foi submetido a nenhum teste em animais, em nenhuma etapa da produção.

Green Beauty, Eco Beauty: termos que remetem ao cuidado do corpo com cosméticos ecológicos.

Skin Food ou “cosméticos que alimentam”: termo que se refere a cosméticos que nutrem a pele e, consequentemente, trazem benefícios ao organismo como um todo. Alguns exemplos de alimentos que nutrem a pele são: óleo de coco, abacate, leite de aveia, entre muitos outros.

Vegan-friendly: significa que o produto, além de não ter sido testado em animais, também não contém nenhum produto de origem animal na composição, como mel, própolis, lanolina, glicerina de origem animal, etc.

Slow Beauty, Beleza Natural, Beleza Consciente, Beleza Sustentável: o movimento slow surgiu nos Estados Unidos e tornou-se conhecido pelo slow food.

O conceito slow beauty adapta a filosofia da alimentação saudável e consciente aos cuidados de higiene e beleza, privilegiando a qualidade de vida e valorizando a beleza que floresce naturalmente, de dentro para fora, sem resultados instantâneos.

Além de consumir de forma consciente, identificando os ingredientes nos rótulos dos produtos e buscando por alternativas mais naturais, a proposta slow beauty também abrange a preocupação com a cadeia produtiva e com o comércio justo, incentivando a compra de produtos locais,minimamente processados,livres de testes em animais, éticos e responsáveis sob o ponto de vista ambiental e social.

Também faz parte dessa cultura minimizar a quantidade de cosméticos comprados e utilizados na rotina, resgatar os saberes ancestrais e as receitas caseiras para cuidar de nós, escolher com autonomia os melhores ingredientes de acordo comas particularidades de cada um e de cada fase da vida e ter o prazer de fazer seus próprios cosméticos em casa (D.I.Y. - Do It Yourself ). Mas tudo isso com simplicidade e leveza, proporcionando saúde e cuidado holístico para ti e para o planeta.

Aprender a ler os rótulos e identificar os principais ingredientes potencialmente tóxicos não é uma tarefa simples, mas, para facilitar, algumas das principais substâncias sintéticas que devemos evitar nos cosméticos são: parabenos, ftalatos, triclosan, BHT, BHA, alumínio, oxybenzone, óleo mineral, phenoxyethanol, etanolaminas, lauril sulfato de sódio, tolueno ou formaldeído, propilenoglicol, entre outros.

Para produzir cosméticos naturais há uma imensa variedade de matérias-primas que podem ser utilizadas: Óleos e manteigas vegetais; óleos essenciais; ceras naturais;antioxidantes naturais e outros ingredientes como plantas, argilas ou mel.

Hoje vamos apenas debruçar-nos sob os óleos e manteigas vegetais:

1 - ÓLEOS E MANTEIGAS VEGETAIS

Ambos são gorduras extraídas de plantas, geralmente de sementes, e ricas em ácidos graxos, vitaminas e antioxidantes. Nutrem e protegem a pele e além de contribuírem para uma hidratação profunda, formam uma película protetora que diminui a perda de água pela epiderme (camada mais superficial da pele). Os Óleos apresentam uma forma líquida, ao contrário das manteigas que são, no geral, sólidas a temperatura ambiente, mas dependendo da temperatura externa e do ponto de fusão característico de cada manteiga vegetal, a sua consistência pode variar. Óleos e manteigas vegetais são os principais componentes dos cosméticos naturais. Dê preferência aos óleos e manteigas extraídos por prensagem a frio,pois são mais puros e com qualidade superior aos refinados.

TIPO DE PELE E CABELO & ÓLEOS E MANTEIGAS VEGETAIS indicados: Secos Óleos de linhaça dourada, pracaxi, castanha do pará, abacate, cártamo, argão. Manteigas de cupuaçu, cacau, murumuru. Mistos ou Oleosos Óleos de copaíba, andiroba, mamona, jojoba, amêndoa, semente de uva. Manteigas de coco, babaçu e ucuuba. Normais Óleos de coco, sésamo, neem, azeite virgem, semente de uva, amêndoas, cenoura. Manteigas de karité, murumuru

Nota: As sugestões dos produtos naturais são de base local do Brasil por serem as opções no mercado mais "puras" para este efeito. Poderão utilizar produtos semelhantes dentro da mesma linha; todavia os produtos citados podem ser adquiridos online de forma rápida e fácil e a bom preço. Deixarei links no final com alguns lugares online onde encontrar.

As manteigas são compostas pela combinação de óleos e manteigas vegetais e por isso, são ótimas opções para nutrir e hidratar a pele e os cabelos. Apresentam textura cremosa , podendo variar a consistência de acordo com a temperatura ambiente.

A escolha dos ingredientes é que vai determinar se o produto será mais indicado para a pele ou para o cabelo, mas também é possível fazer uma manteiga que atenda às necessidades de ambos. Pesquisa e usa a criatividade!

Apesar de ainda não termos falado sobre os óleos essenciais ( que vais precisar para esta receita!!!) ; vamos já deixar aqui uma sugestão de uma receitinha maravilhosa de uma "manteiga capilar" ótima para nutrir o cabelo após um trabalho químico!! Sim, químico...infelizmente e apesar de termos opções naturais para o efeito...a verdade é que ainda estamos em processo de mudança...e como tal , assim pelo meio , vamos recorrendo aos produtos rápidos de cabeleireiro!! Agora compenso com estas maravilhosas sugestões!! Boa?!

Aqui vai a receita!!

MANTEIGA CAPILAR RESTAURADORA | 01 UNIDADE DE 100G INGREDIENTES: •50g de manteiga de cacau

(50%)•10g de manteiga de coco babaçu

(10%)•5g de manteiga de ucuuba (5%)

•25g de óleo de pracaxi (25%)

•10g de óleo de castanha do pará (10%)

•30 a 40 gotas de óleo essencial desejado (aproximadamente 1,5ml)

(2%):- 10 a 20 gotas de óleo essencial de alecrim- 10 gotas de óleo essencial de cedro atlas- 10 gotas de óleo essencial de tea tree•0,2 ml de oleoresina de alecrim•1 ml de vitamina E

MODO DE PREPARO: Derreta as manteigas e o óleo de coco palmiste em chapa para banho-maria sem água. Retire do lume e acrescente os óleos vegetais e a oleoresina de alecrim. Misture, espere esfriar e vede o recipiente para colocá-lo em geladeira por 20 min – 30min, até a superfície da mistura ficar esbranquiçada. Retire do frio, acrescente os óleos essenciais e a vitamina E, bata na batedeira até chegar ao ponto de manteiga ou chantilly. Coloque imediatamente em recipientes esterilizados e tampe depois que endurecer.

MODO DE USO: Aplicar pequena quantidade nos cabelos antes de deitar, como máscara capilar ou leave in durante o dia "efeito gel". Validade: 06 meses. Observação: em temperaturas acima de 25°C, pode ser necessário guardar a manteiga no frio e continuar utilizando-a normalmente.

*: nota: existe À venda no mercado uma placa para este efeito.

Deixo o link:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807468801-chapa-para-banho-maria-de-aluminio-_JM

Volto a frisar que estes ingredientes estão À venda online; e portanto não será difícil achar!!

Clica no link: https://www.glicerina-e-parafinas.com/manteigas/

Nos próximos dias voltaremos à carga!!

Falta ainda introduzir os restantes produtos e claro, mais receitas maravilhosas!!

Experimentem e comentem os vossos resultados! Partilhem e enviem fotos dos mesmos!!

As nossas redes sociais estão À espera da vossa partilha!!

Vamos criar uma comunidade de SAÚDE minhas amigas e amigos!!

Venham daí!!

Cuidem-se para que possam cuidar!!

Até breve!

bottom of page