top of page

O Guide esteve na SIC no Queridas Manhãs

Bom dia!!

Meus amigos...já lá vai algum tempo... temos andado um pouco ocupados...mas estamos de volta!

A propósito do dia 2 de Abril que se avizinha a passos muito curtos iremos ter no nosso blogue um mês inteiro dedicado ao Autismo e a tudo o que se interliga!

Como sabem , no dia 2 de Abril assinala-se o dia da Consciencialização do Autismo; portanto a palavra de ordem será INFORMAR!

Dentro deste prisma enviei uma proposta para o queridas manhã na SIC , a fim de levar a todos os que estiverem disponíveis para receber , informação e acima de tudo esperança! Propus que falássemos sobre o que fazemos no Guide; ou seja , sobre a nutrição no autismo ...mas que juntássemos a questão da educação e algumas problemáticas que possam existir, já a que vamos a breve trecho passar para o 1º ciclo.

Foi-me feita uma contraproposta no sentido de aproveitar a nossa transição para o ensino básico, a fim de relatar a nossa experiência dentro do universo "educação" e a tão desejada "inclusão"... juntamente com outro encarregado de educação que já tivesse passado pela experiência!Achei que seria muito bom e aceitei... todavia para que pudéssemos chegar a todos na Diferença ,decidiram inserir no segmento um encarregado de educação dentro da Diferença, mas com outra condição. Para nós, perfeito! Melhor ainda!

Assim, teriamos dois relatos , e um programa mais rico!

Todavia não foi bem isso que aconteceu....

Foi criado uma espécie " Mãe vs Mãe" em que parecia que uma estava acima e totalmente certa...e a outra era meia "maluquinha" com ideias românticas e totalmente desajustadas da realidade....

Quem me conhece sabe bem de onde "venho"... serei tudo o que quiserem...mas ingénua e sem noção do real nunca....

Ninguém tem o direito de discutir a motivação de um pai ou de uma mãe , se essa motivação é o que lhe dá força e alento para continuar a acreditar que vale a pena viver , vale a pena ser feliz...

Quem me conhece sabe que toda a minha vida lutei...lutei...lutei... nada me foi dado...

Não existe PRIVILÉGIO na DIFERENÇA... existe luta, esforço, e dificuldade;

Mas meus amigos sou LUTADORA; não tenho o perfil de coitadinha...

Não fico em casa a chorar de braços cruzados a lamentar os desígnios de Deus.

REIVINDICAR implica DEVERES...o que fazem para mudar o que consideram errado? Como escolhem levar a vossa realidade à vossa comunidade; ao vosso país?

O mais fácil é criticar... dizer que está mal...enfim... o habitual ...

Difícil é ter coragem de dar a cara pelo que se acredita...e mesmo contra todas a marés..mesmo aquelas que nos considerem desajustados... seguir forte e destemido porque sabes que estás certo! Se queres a mudança, tens de ser essa mudança!!

Felizmente para nós no que concerne à educação o percurso foi feliz... numa primeira abordagem experimentámos o habitual padrão de que aquela mãe se queixava no programa... da mudança anual de técnicos...e afins; felizmente nos últimos dois anos tivemos a "sorte" ( !!!) de ter uma profissional apaixonada pelo que faz e muito competente com uma vasta experiência ( 20 anos) no autismo, através do apoio da Intervenção Precoce da equipa local. As coisas não são por acaso! Isto para não falar da Instituição e equipa que acompanhou o meu filho na Creche e Pré-Escolar, destacando a Educadora e a auxiliar operacional , que o acompanham ainda. Não podia ser tudo mau , pois não!!!?? Não nos basta já, pergunto!!?

Foi sorte? Não sei o que será sorte no meio da diferença...privilégio??? ... não sei o que significa privilégio no meio da diferença...

O que sei é que LISBOA não é o país inteiro... sei que a infeliz realidade da proporção geográfica se abate sobre as famílias na diferença , e lamento tremendamente... eu mesma quando decidi ser mãe abandonei a cidade que foi a minha casa durante mais de uma década...para regressar ao meu concelho ( e concelhos limítrofes) pois sabia que teria melhor qualidade de vida nestas matérias da educação e afins...

...mas essa realidade não pode ser o barómetro dos "fazedores de opinião"; existe no país inteiro registo de instituições bem sucedidas...

O decreto lei que está sob apreciação tem uma base filosófica perfeita no que concerne À Inclusão; tem potencial...no entanto alguns pontos poderão levantar algumas questões pois poderá ele sim ter algumas ideias romantizadas talvez... mas eu não sou defensora deste documento nem oponente... sou defensora dos interesses do meu filho e da minha família.

Sabem os que nos conhecem , que o que nos move na vida é o percurso e não apenas o destino final desta viagem... é o que vivemos diariamente ...o que nos constrói e edifica como educadores e cuidadores dos nossos filhos.

Este Blogue é veículo para chegarmos a todos. Para partilharmos. Para levar esperança e receber alento.

Deixo-vos o link da entrevista. Fiquei um tanto magoada com a forma como "montaram" a entrevista. Entristecida.

Mas continuo na proa deste veleiro ...

"Sou uma gota" disse...mas de uma gota nasce um rio..um mar...um oceano!!

Obrigada pelo vosso tempo e paciência! Desculpem o desabafo!!

Abraços até para a semana!!

Cuidem-se para que possam cuidar.

http://sic.sapo.pt/Programas/queridasmanhas/queridasmanhas_lista/2018-03-26-Ensino-Especial

bottom of page