top of page

Pedagogia Montessoriana- O que é; como se aplica? O que pode trazer de benéfico à sua criança autist

Olá!!

Estamos de volta!!!

Esta semana traremos ao nosso Guide novas matérias para discussão e propostas diferentes de leitura para "nutrir" a alma!!

Continuaremos com a nossa nutrição como pano de fundo; claro; mas traremos tal como prometido novas abordagens a esta nossa "blue life"!!

Só bons motivos para estarem atentos; certo?!!

Hoje vamos tentar comprrender como a pedagogia Montessoriana pode ser adequada a um plano de intervenção no autismo; e como os pais poderão tentar começar por implementar um dos mais marcantes princípios deste método: "Tudo o que te dou passou pelo meu coração".

O que é a Pedagogia/método/metodologia Montessori?

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizados inicialmente por Maria Montessori.

De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele , de libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

Esta postura é algo em que nos devemos apoiar perante um perfil de autismo. Quem conhece o espectro, compreende que este representa uma amplitude de tal dimensão em termos da variedade de perfis, que se torna impossível implementar uma metodologia apenas, e a mesma estrutura para todos os sujeitos.

Cada perfil representa um "universo".

Não há duas pessoas iguais,correto?

Eis a explicação.

Montessori afirma, como muitos outros, que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma a que, em cada época da vida, predominam certas necessidades e comportamentos específicos.

Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori também traçou perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizagem para cada faixa etária, com base em anos de observação.

No entanto a sua abordagem, difere , em grande escala das abordagens mais comuns.

Maria afirma que "A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança individualmente.( ...)"

E isto é que fazemos perante um perfil de autismo; correto? Sim!

Deixo-vos alguns links de Blogues e sites que seguimos para que possam aprender tanto quanto nós!

( copiem e coloquem no vosso motor de busca!)

http://maternagemviva.blogspot.com/2015/02/montessori-e-educacao-do-meu-autista.html

http://psicopedagogiandoemazul.blogspot.com/2013/07/incluindo-criancas-autistas-no-ensino.html

http://enfrentandooautismo.blogspot.com/2013/03/a-caixa-e-mesa-sensorial-montessori-em.html

Cuidem-se para que possam cuidar!

bottom of page