Bom dia!!
Hoje continuamos a citar o Drº Manuel Pinto coelho e o seu Livro "Chegar Novo a Velho"! Prometo que não me pagam para esta "publicidade" ok!? ( risos) ; mas de facto; propusemos debater estes "8 pilares no combate ao processo do envelhecimento" citado na obra que referi, e é isso que estamos a fazer!
Continuamos com o 3 pilar relativo à suplementação.
No menu o que temos? - Magnésio! Pois bem; vamos lá falar acerca do "mineral milagroso" e perceber o porquê deste título!
para já , um pouco de História: este mineral foi descoberto em 1755 ( sim, isso mesmo (!!) no mesmo ano do terramoto que devastou Lisboa) na cidade grega de Magnésia ( pois!! Daí o nome!!) .
O magnésio regula aspetos fundamentais do nosso metabolismo celular como a síntese do ADN; o crescimento e a reprodução celular. Está presente( por aporte) em 350 enzimas diferentes do nosso corpo, principalmente as que produzem, transportam e armazenam energia.
REDUZ O RISCO da diabetes tipo 2; tem um importante papel no sistema de desintoxicação, ao proteger as células dos danos provocados pelas toxinas ambientais e metais pesados ( daí a importância da verificação da necessidade de suplementação num perfil autista).
Regula a corrente elétrica que atravessa os nervos do nosso corpo e regula a ação nervosa;a atividade do coração; a transmissão neuromuscular e contração muscular , a pressão sanguínea e o fluxo sanguíneo periférico.Sem ele as funções musculares estariam comprometidas.
Controla ainda a entrada e saída de cálcio na célula, que é também determinante na atividade muscular!
Atenção: Se são adeptos como eu de algum tipo de desporto , verifiquem os vossos níveis!!
Como aumentar o aporte de magnésio?
Como qualquer mineral encontrado no nosso corpo, este não pode ser produzido internamente. tem de ser por fonte externa- alimentação ou suplementação.
Alimentos: espinafres, bróculos, nabiças, aipo cru, tomate maduro, semente de linhaça, amêndoas , nozes, cajús, chocolate negro, abacate, semente de sésamo, abóbora,semente de girassol.
escusado será dizer que a maioria das pessoas não inclui a quantidade necessária na alimentação.
O que fazer?
-suplementar!
Mesmo tendo cuidado com a alimentação; existem perfis com tendência natural a índices baixos.
Ou temos quadros clínicos associados a baixos níveis, incluindo o AUTISMO!
Para poderem ter uma maior noção ; deixo-vos um trecho do livro onde poderão observar o que vos digo:
No próximo post falaremos sobre a importância de outras vitaminas , minerais e ácidos gordos essenciais para encerrarmos este capítulo dedicado à suplementação!
Aproveito para vos dizer que já temos o nosso planos nutricional final, onde consta um plano nutricional bastante completo! Todavia por ser extenso...poderá representar um desafio económico que não é para todos os bolsos!! durante a semana que vamos falaremos sobre isso também!!
Bom fim de semana!
cuidem-se , para que possam cuidar!
abraços.
Fontes: Pinto Coelho, Manuel - Chegar Velho a novo , 29º Edição.