Bom dia!!
A viagem de hoje leva-nos a navegar por outros mares...
Não poderia deixar passar este dia sem passar por aqui.
Hoje assinala-se o dia nacional da Linguagem Gestual Portuguesa.
A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.
O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.
...mas deveria ir mais além.... deveria solidificar em todos nós o dever da inclusão verdadeira. Aquela que é feita com humanidade; aquela que é efetiva. A que sai do papel e assume que é mais que uma convenção social ou frase feita.
...o dia de hoje ; e outros como este deviam ir mais além...
...mais além dentro do peito; para que todos sintam que o bater dos nossos corações é igual ao bater dos corações dos outros corações.
Primeiro somos iguais; depois diferentes.
Falar com mãos ; falar com palavras e voz .... há diferenças; é fato; mas há comunicação? Não, nem sempre; na verdade , por vezes , falar com palavras e voz não tem significado algum... muito se diz; pouco se sente...e há até quem fale imenso, mas pouco acrescente.
Comunicação ....e humanização da sociedade.... talvez ... acredito que havemos de lá chegar...
Para todos os que falam com o coração deixo a "minha" voz à disposição.
Partilho convosco. Sinto convosco; ainda que navegue por outros mares.
Fica a sugestão...para refletir.
Até 5a ; com mais nutrição .
até lá
boas leituras