top of page

Vamos lá falar de Nutrição: Combate ao envelhecimento: 8 pilares- Continuação=Controlo da inflamação

Boooom Dia!

Mais uma 5a feira ; e mais um post dedicado à nutrição aqui no vosso Guide!

Pois bem; nas últimas semanas dedicámos a nossa atenção ao controlo da inflamação no organismo através da nutrição; traçámos um paralelo entre a inflamação e os regimes alimentares pouco saudáveis e estilos de vida sedentários; contrapondo , a "par e passo" com o perfil no espectro; elaborámos algumas explicações , segundo várias opiniões médicas acerca do regime paleo e alimentação alcalina, a propósito de "como controlar" a inflamação; e hoje , para darmos sequência a este processo voltamos ao Dr, Manuel Pinto Coelho e os seu "8 pilares em que se sustenta o processo de envelhecimento" .

Iniciámos , naturalmente, com o ponto nº 1 do seu livro " Chegar novo a velho", e hoje em sequenciação lógica , segue o ponto nº dois.

Na passada semana , ao falarmos sobre o regime do Paleolítico, abrimos "caminho" para o post de hoje.

Na verdade , hoje pretendemos reforçar esta ideia de que o estilo de vida que todos estes médicos e cientistas referem, ou seja, este estilo de vida que muitos de nós ,teimosamente, tardamos a abraçar...é mesmo o caminho certo! E para todos nós; se particularizar o perfil; ok?!

Então vamos lá enquadrar a temática de hoje:

Já percebemos que o objetivo mais importante deste combate é reverter as doenças da "nova Era" através da adoção de um estilo de vida "novo". Uma alimentação equilibrada sem alimentos processados, que estão cheios de ingredientes inflamatórios, acompanhada de exercício regular parece ser o segredo...então, o que está a falhar?! não parece complicado!

Porque é que não fazemos todos esta "mudança"...segundo o autor "podemos acrescentar 20 a 30 anos ao tempo médio" de vida...isto não é positivo??? Quero acreditar que sim!

O que nos falta?

O que precisamos para nos motivar?

no meu caso é muito simples...O MEU FILHO. Nada mais.

Por ele e por mim. Mudei o regime alimentar e não prescindo do meu treino !!

o que fazer?

RESPOSTA: Mudança = Estilo de vida saudável + Exercício físico = !!!!! Perda de peso Real e saúde fortalecida com menos inflamação !!!

Por vezes cometo os meus "guilty pleasures" controlados; e deixem-me dizer-vos que sinto de imediato o organismo a cobrar!Acreditem quando vos digo "nós somos (efetivamente) o que comemos" , para o bem e para o mal, tal como diz o Dr.!

Sei que por vezes é complicado... o orçamento familiar que por vezes não "estica" e algumas opções podem ser "carotas"... falta de recursos na localidade onde se vive.....o drama das padarias que não apostam na feitura pão fresco sem glutén ... falta de tempo entre trabalho e as outras mil e uma coisas... o tempo dedicado às nossas crianças que é sempre menos do que devia......enfim... acima de tudo , falta de informação o que toca à nutrição/alimentação.

Para além de um foco motivacional, muita vezes o que nos falta é informação real sem mitos... Concreta e verdadeira.

A industria alimentar controla as nossas mentes , e já nem o faz de forma subliminar... todos os dias nos vendem "gato por lebre"...principalmente na alimentação infantil.

Porém, felizmente, cada vez mais o consumidor generalista começa a ter uma postura de compra com noção da mudança que se impõe; e a procura por produtos biológicos e não processados torna-se cada vez mais numerosa.

Desta feita; é fácil entender que a NUTRIÇÃO é a chave. É por isso que é vem como nº 2 nos 8 pilares do Dr. Pinto Coelho.

Vamos resumidamente atalhar caminho : Segundo o Dr. "a causa mais importante da inflamação das nossas artérias é o resultado das alterações que ocorreram na nossa alimentação nos últimos 50/60 anos".

O que isto quer dizer é que o ser humano não teve tempo de se adaptar a esta brusca mudança; ou seja, o nosso código genético está completamente inadaptado ao estilo de vida moderno, cheio de alimentos refinados e hipercalóricos , onde a inatavidade física é generalizada.

O nosso genoma é quase idêntico ao do caçador-recoletor do período Paleolítico; é surprendente, não é? E dái a associação; ora vejam: o regime alimentar do paleolítico era moderado em proteínas, gorduras e hidratos de carbono; portanto, naturalmente anti.inflamatório, ou seja , anti-envelhecimento e anti-doença crónica.

O cultivo dos cereais aparece com a vinda da Agricultura, no início do NEOLÍTICO, À 10.000 de anos; e a agricultura animal aparece há 7.000 anos. Em termos práticos , apesar de ser para nós uma "enormidade" de tempo; em termos evolutivos da espécie humana, isto significa que até muito recentemente consumia-se poucos cereais ...açucares , lácteos e óleos vegetais nem Vê-los(...) segundo o autor, o que isto prova, é que esta inadaptação entre a nossa vida moderna e a sua dieta, e os nossos ainda "muito paleolíticos genes, é a responsável, ou pelo menos a principal responsável, pela maioria das doenças "da civilização".

Mas atenção; também temos que ter em conta que os níveis de inflamação não eram como os de hoje porque também não havia forma de o fazer..e como tal não há registo; acredita-se que assim era; mas há mais; também sabemos que a mortalidade infantil era alta devido à falta de condições; mas em média morria-se aos 75 anos, o que era notável tendo em conta que a penicilina só chegou pela mão do Drº Fleming em 1928!!

Segundo o autor do livro supracitado, "o alimento que se come diariamente é o que de mais poderoso podemos introduzir no nosso corpo, para o bem e para o mal, dependendo da quantidade e qualidade"; é por isto que insiste que " comer paléo , para além de ajudar a equilibrar as nossas hormonas, significa adotar uma alimentação simples à base de produtos naturais não transformados."

Vou deixar-vos pequenos apontamentos retirado do livro, com uma lista de alimentos e o seu grau de alcalinidade para que possam retirar o melhor para a vossa saúde:

No próximo post continuaremos nesta viagem extraordinária pelo mundo da nutrição!

Brevemente traremos as nossas próprias experiências ; os resultados das análises , e início da nossa incursão pelo tratamento biomédico do autismo e todos os updates ao plano nutricional cá de casa....

Boa viagem e boas leituras....e boas escolhas alimentares!

Cuidem-se para que possam cuidar!

Até manhã.

Fontes: " Chegar novo a velho"; Drº Manuel Pinto Coelho.

bottom of page