É do conhecimento de todos nós que o uso de pesticidas na agricultura é prática comum; e até sabemos que existem benefícios inerentes ao processo: são eles o aumento da produtividade, e como tal , a alimentação de milhões de pessoas em todo o mundo; e em alguns locais protegem as pessoas , de um modo geral contra algumas doenças transmitidas por insectos.
No entanto, e aqui reside o fundamento da nossa "demanda"; são mais os malefícios que os benefícios; se não vejamos:
- reduzem a biodiversidade
-contaminam trabalhadores rurais
-aumentam o risco de doenças generalizadas
A toxicidade nos alimentos é do mais perigoso que há para a nossa saúde. Existem alguns estudos realizados nos EUA e Brasil, que nos indicam que os pesticidas podem mesmo estar na origem de algumas doenças crónicas, como vários tipos de cancro , e de algumas doenças neurológicas, como Parkinson e o Alzheimer ; desordens reprodutivas; defeitos à nascença; diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e renais. Só para terem uma noção, O Brasil é o segundo maior produtor de alimentos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, mas é o primeiro no que diz respeito ao consumo de agro-tóxicos.
Os mesmos estudos também indicam que as pessoas menos expostas a estes alimentos, têm menos risco de contrair estas doenças...
Não é preciso sermos muito "inteligentes" para compreendermos isto! Basta um pouco de senso comum.
É por isto que os alimentos orgânicos e biológicos são tão necessários. São mais antioxidantes e puros.
Amanhã faremos uma edição especial dedicada aos produtos da estação, biológicos e orgânicos que temos na nossa plantação.
Falaremos do poder antioxidante da Romã biológica , das nozes biológicas... abóboras, tomates, laranjas ,limões,uva branca, batata doce, alecrim e até courgettes...Tudo BIO!! Amanhã !! Vejam algumas Pics...
O aumento de frutas e legumes é a chave para melhorar a saúde, mas não se esqueçam, para minorar o risco, tentem optar pelo orgânico/biológico; optar pelo produto da estação... enfim, lavar sempre MUITO bem as frutas e verduras e se puder plante alimentos!!
Mais lá para frente dedicarei alguns conteúdos acerca do novo "mundo" da "horta de varanda ou jardim" !
Consumir gorduras boas é também essencial... o azeite e como utilizá-lo ...mais à frente veja também!
Para já vejam bem estas oliveiras e as azeitonas, que lindas! BIO faz a diferença!
Vamos falar sobre alguns metais pesados , como reagimos perante a sua toxicidade e como podemos fazer um DETOX ao organismo. Não esqueçam que estamos a observar estas matérias do ponto de vista do ESPECTRO , mas que as mesmas são válidas para todos!!
Existe um grande número destes elementos no nosso quotidiano: mercúrio; arsénico, alumínio, chumbo, cádimo, etc.
Hoje falaremos de dois. Mercúrio e Alumínio.
Comecemos pelo Mercúrio...
Créditos de imagem: google
Dentro dos metais pesados, o mercúrio é o 3º mais nefasto à saúde humana.
Podemos encontrar fontes de contaminação em vários locais:
Termómetros
Pigmentos vermelhos de tatuagem
Prótese/amálgama dentária
Vacinas ( o polémico TIMEROSAL que tanto é indicado como fator de desencadeamento de autismo)
Agro-tóxicos
Peixes ou mariscos
Libertação constante pela crosta terrestre ( alimentos no sub-solo)
Créditos de imagem: Google
É por isto, que no caso da alimentação, devemos optar pelo orgânico X Convencional; ou seja biológico X agro-tóxico.
Os alimentos orgânicos têm menos 20% de água na sua composição porque têm maior concentração de nutrientes.
Por exemplo;
O tomate orgânico tem + 23% de vitamina A que o convencional
O frango orgânico tem 3x mais carne que gordura que um convencional
No corpo humano os efeitos do mercúrio manifestam-se a nível da neuro toxicidade ; ou seja, este é totalmente tóxico para o sistema nervoso; e como sabem, a perturbação do espectro dá-se a nível do sistema nervoso.
Podem ocorrer sintomas de irritabilidade; hiperatividade, depressão, insónia, vertigens, fadiga,dores articulares , e em caso mais extremos, lesão renal, estomatite, gengivite, manifestações a nível de tiróide, próstata e cérebro no geral.
Para além do consumo de orgânicos biológicos podemos restringir o consumo de peixes de mar "maiores" , optando pelos menores, pois estes terão indicies menores do mesmo, percebem?
Tentar optar por salmão e truta.
Aumentar o consumos de nutrientes contra a absorção da toxicidade ingerindo vitamina E, Selénio, zinco e manganês e Hidróxido Tirozol, este último presente no azeite, em particular no virgem extra.Mas atenção; se aquecer o azeite irá torna-lo mais saturado e destruir esta componente. Devemos consumir cru; se tiver de usar nao aquecer durante muito tempo, e usar um azeite que não seja extra virgem ... pois isso seria "estragar um bem precioso"! Alternativa: OLEO DE COCO !! ( Falaremos dos seus benefícios brevemente)
Como verificar estes níveis: através de análises ao sangue, urina e até capilares.
Alumínio:
Fontes de contaminação: Antiácidos; produtos de padaria ( fosfato de alumínio); Enlatados, vacinas, pasta de dentes,pápas infantis, tabaco,panelas e utensílios de cozinha....
Efeitos:
Hiperatividade
Alterações no metabolismo
Reduções na síntese da Vitamina D e por sua x no Cálcio
Comprometimento da fala ( !!!)
Cólicas
Fadiga
Constipações frequentes
Alzheimer
Podemos verificar através de análises ao sangue e capilares.
Exposição TÓXICA DOMÉSTICA
O ambiente moderno é altamente contaminado. Em nossas casas, temos sem dar conta, "inimigos" que precisamos "aniquilar" para bem da nossa saúde!!
Créditos de imagem: Google
TÓXICOS:
Ambientadores aerosol e elétricos
Brinquedos de plástico
Carpetes e alcatifas
Inseticidas
Anti-pulgas
Tintas à base de carbono
Produtos de Higiéne( ver organicos e vegan )
Recipientes plásticos no micro-ondas
Clorofórmio das máquinas de lavar e através do chuveiro
Shampôs e amaciadores de cabelo
Desinfetantes e detergentes no geral
Pasta de dentes com fluór
artigos de makeup
produtos de styling...
...enfim, uma forma de tentar ter mais controlo sob a situação é verificar os Rótulos , mas a sério !! Não podemos passar os olhos...
até nos móveis de madeira tratada ou na roupa lavada a seco na lavandaria podemos encontrar toxicidade.
Devemos estar atentos na forma como armazenamos os alimentos:
Evitar comprar alimentos embalados em plásticos; mas quando o fizer retire-os das suas embalagens e coloque em recipientes de cerâmica , vidro ou papel;
Evitar o contato da película aderente com o alimento;
Evitar sacos de plástico, prefira o papel ou tecido ( o que mtas x é difícil porque todos nós temos os sacos do continente ou IKEA, que dão tanto jeito pelo seu tamanho !!)
Não aquecer alimentos dentro dos plásticos, ou coloca-los quentes e tapados no frigorífico...
Reduzir ou eliminar alimentos salgados ou ácidos, ou fruta de alto índice glicémico ( e doces) que venham em embalagens de alumínio. Se os tiver de adquirir transfira rapidamente para embalagem de vidro ou cerâmica.
O mais importante é que a dieta, ou por outra, a alimentação da criança, adolescente ou adulto no espectro seja sempre variada, rica em nutrientes, para que não haja carência nutricional , perante a exposição quase inevitável aos metais pesados.
Será pois importante que seguidamente se fale acerca dos processos de desintoxicação no autismo e em geral, não só para compreendermos como o nosso organismo elimina as substâncias inadequadas, mas também , para entendermos como podemos ajudar o nosso organismo perante a dificuldade de eliminação natural; algo que acontece a todos nós , particularmente na presença de metais pesados.
Mas infelizmente terá de ficar para a próxima 5a feira.
Amanhã teremos novamente Nutrição, mas iremos falar de alguns alimentos em particular, e das suas características benéficas para o organismo, aliadas aos processos detox.
até lá
abraços azuis!