O prometido é devido!! Hoje é dia de Receitas no Guide!! Decidi iniciar a nossa senda de sugestões para os menus aí de casa,
com duas receitas bem simples e fáceis, deliciosas e super saudáveis para toada a família!
As sugestões que iremos trazer a este nível são para todos aí em casa ok!!? Aliás , eu diria que qualquer um pode e deve experimentar!
Falamos ontem da importância da alimentação biológica pela sua isenção em toxinas, altamente prejudiciais para todos nós, e em particular,
nos casos em que a intoxicação por metais pesados e o stresse oxidativo estão intimamente ligados à sintomatologia clássica da PEA.
Por vezes, nem sempre é fácil ter acesso a produtos que sejam verdadeiramente biológicos; mas cada vez mais se encontram nas grandes superfícies opções bastante acessíveis ; ou os mercados locais, onde a produção nacional do pequeno produtor impera; aí encontramos muita opção!
Se tiver oportunidade crie a sua própria horta; mesmo que seja numa varanda!
Brevemente farei um post dedicado a este tópico.
Nos últimos dias fui até à "quinta" dos meus pais, e colhemos uns maravilhosos abacates TOTALMENTE biológicos!!
é sempre melhor apanhar ainda verdes...amadurecem em poucos dias ...e ficam prontinhos para comer na hora!
Mas , vamos por partes:
Comecemos pela polpa caseira.
Na semana passada uma vizinha dos meus sogros trouxe-lhes uma caixa "enoooorme" cheia de maravilhosos tomates; que para além de serem deliciosos são também de produção própria e biológica;ou seja a produção é para consumo próprio, e como tal não utilizam agro-químicos de qualquer espécie. Os tomates são orgânicos e biológicos; e devo dizer ; isso faz toda a diferença!! Não só pela isenção de toxinas , mas também pelo sabor totalmente diferente e pela sua cor vermelha que enche o "olho"!! Como eram tantos , trouxe alguns para casa e fiz uma polpa de tomate caseira que utilizo durante a semana nos mais diversos cozinhados.
Dependendo da quantidade, esta dura cerca de uma semana ou um pouco mais, conservada no frigorífico em frasco bem fechado.
Fica deliciosa com um belo esparguete sem glutén ou até mesmo integral, acompanhado por uma salada de rúcula, ou até, como fazemos para o pequeno, com peito de frango desfiado e uma florete grande de bróculo! Podem utilizar na base de um caril de legumes , prato bem apreciado cá por casa...nos dias em que a "mãe" não come carne ( !!!) , enfim...a polpa é deliciosa, fácil de preparar e não tem produtos que prejudicam a saúde dos nossos filhos ( e a nossa , claro) !!
Passemos à execução:
Ingredientes:
Tomates ( 2kg)
meio copo de água
Azeite Extra Virgem
Sal- 1 colher chá
Alho- 2 a 3 dentes
Pimenta q.b.
Cuminhos q.b.
órgãos secos q.b.
Colocar os tomates lavados e com pele numa travessa larga, cortados em pedaços grandes, e temperar com todos os temperos , exceto o azeite. Regar com um copo de água. Levar ao forno cerca de 180º ou 200º , depende do forno, durante 30 minutos.
Deixar arrefecer totalmente.
Escorrer o excesso de água.
Colocar o tomate assado num copo misturador , e triturar até ficar com um creme homogéneo. Deitar cerca de duas colheres de sopa de azeite; voltar a mexer só por segundos, e já está!!
Fácil de delicioso. Conservem no frigorífico ou utilizam logo!!
Dica: Podem fazer umas bruschettas com pão de alfarroba e servir a pasta de tomate, sobre o pão aquecido!! Para os adultos com uma salada de rúcula e azeitonas; para os mais pequenos como substituto de outros produtos não vegetais de barrar!
Agora a Maionese de Abacate:
Não há nada mais simples...só precisam mesmo dos abacates , de sumo de limão e sal... para quem gosta!
Vamos ao passo a passo:
Depois é só abrir os abacates ; no caso, utilizei 3 porque são pequenos...se for de tamanho regular basta um ou até dois; vocês vêm!
Regar com sumo de meio limão; colocar no Robot e derreter até obter um puré.
Depois de colocar uma colher de café de sal grosso, derreta mais um pouco. Eu gosto de deixar alguns pedaços , para ter alguma textura.
Depois é só utilizarem da maneira que mais gostarem!
Para mim, maionese de abacate vai muito bem com sandes de ovo!! Provem, atrevam-se!!
Para além de ser biológico( neste caso) e delicioso para ingerir na forma de uma bela refeição, o abacate ajuda a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol.
Além disso, o abacate também ajuda a melhorar o rendimento do treino ( é algo que faço, e é mesmo verdade) por ser rico em energia; ajuda a prevenir doenças cardíacas e cancro por ser rico em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previnem a formação de aterosclerose .
Muitos benefícios, certo! O Desafio é fazer os mais pequenos comer esta pasta no pão...o meu não come esta :( .... vamos tentando!! é um processo; não esqueçam !
Bom apetite!!