top of page

CONTATO

  • Google+ - Black Circle
  • MySpace - Black Circle
  • Facebook Black Round
  • YouTube - Black Circle
Endereço Eletrónico: 
 
teresaradamanto@gmail.com
 
Telefone:
 
 
Morada:
 
 
 
 
 
 

Biografia Teresa Radamanto:

Teresa nasceu na Nazaré. Foi também aqui que começou a sua “viagem”.

 Em 1994 ingressou numa academia musical em Alcobaça e fez o equivalente ao primeiro grau de conservatório de viola,no entanto,  cedo percebeu que o instrumento a  explorar seria a voz .Após a sua entrada no grupo Amigos para Sempre ,em 1996, tornou-se mediática,  como cantora ,  ao participar em alguns concursos televisivos.Em 1997, foi galardoada pela  APS, com o “Guilhim Revelação Vocal”. No mesmo ano representou a Nazaré, no programa Big Show Sic,apresentado po João Baião,  na rubrica “Cidades contra Cidades”. Por ter sido apurada para a semi-final, volta, posteriormente, ainda em 1997, desta feita na rubica “caloiros”, e chega à  final, já em 1998, classificando-se em 3º lugar;  ao mesmo tempo que ia prestando provas na SIC, na RTP integrava o grupo “Aquários”, no concurso “Reis do Estúdio”,chegando  à semi-final.Trabalhou com Carlos Castro animando eventos de Moda, em Lisboa, entre 97 e 98.Trabalhou com o grupo EVENTOTEL-  animação de eventos,sediado em Lisboa, em simpósios de medicina, em locais como o Hotel Ritz, Baiona- Espanha, entre outros.Em 1998,interpreta o tema “ Só o mar ficou” de João Mota Oliveira e Nuno Gomes dos Santos , no festival RTP da Canção, realizado no Teatro São Luís,apresentado por Lúcia Moniz e Carlos Ribeiro,  no qual se classifica em 2º lugar. Neste mesmo ano,volta a ser galardoada com o “Guilhim- acontecimento musical do ano”, referente ao 2º lugar no Festival RTP, e vence a 1º eliminatória do concurso “Chuva de Estrelas, da SIC ,apresentado por Bárbara Guimarães, que a transporta para a semi-final, de onde sai igualmente vencedora, com um passaporte para a grande final no Coliseu dos Recreios, em 1999, imitando Barbra Streisand.Quinto foi o lugar em que se classificou. Consequentemente,ingressa a digressão oficial do “Chuva de Estrelas” levada a cabo pela TGT produções, de Jorge Gabriel ,  e faz  actuações por discotecas de todo o pais como B. S. Em 1999, grava o tema “ Não sou de marte”, com Miguel Bello, actual líder do grupo pop rock “Lullaby”, conta com uma presença na RTP Porto, na “Praça da Alegria”, promovendo o single.

Em 2000 recebe o convite para integrar a banda que lhe trouxe o seu 1º álbum. A banda “FACES”, de estilo Pop dance, foi um projecto assinado pela editora multinacional EMI Valentim de Carvalho. O single promo “ Se me queres amar” chegou a fazer parte da banda sonora da telenovela Nacional “Ganância”. Aparições televisivas em todos os canais nacionais e consequentemente em quase todos os programas de entertenimento do momento, entrevistas de rádio por todo o país e muitas páginas de revistas, assinalaram o percurso desta banda que chega ao fim após um ano e meio de duração.Durante este período, Teresa ingressou  a Academia de músicos amadores da Trindade, no curso de canto e música, completando apenas o 1º ano, por se ter tornado incompatível com a vertente profissonal .

Em 2001 dá voz ao tema “ Nazaré és uma Flor” de  P. Laborinho e João Veríssimo, tema oficial do concurso realizado pela autarquia nazarena para eleger a mais bonita moradia ou estabelecimento.Um ano depois, foi editado o 1º Cd temático da APS,de nome “ Da Terra da Gente” .Nele grava o tema “Nazaré és uma flor”,sob a batuta do maestro Correia Martins , tema com que, pisa mais uma vez, desta feita não o chão dos estúdios do Monte da Virgem, mas sim o próprio chão nazareno, aquando de um especial Praça da Alegria na Nazaré .

Em 2002 chega ao grupo de 24 finalistas concorrentes ao programa da RTP “ Operação Triunfo”, apresentado por Catarina Furtado, no entanto não chega a ingressar os 16 finalistas, e fica no corpo de suplentes.

Emprestou a sua voz, durantes alguns anos, a algumas marchas do Carnaval Nazareno: marchas de autor para os cds da Rádio Nazaré e também para alguns grupos carnavalescos. Em alturas de Santos Populares também interpretou algumas marchas de grupos locais( pederneira).Durante 2003 e 2004, trabalhou em parceria com a editora Som Livre e com o  produtor Rodrigo Leal, na realização de temas para banda sonora de telenovelas nacionais e internacionais. Deu voz ao genérico da telenovela da TVI “Queridas Feras”; ao tema “Espreitei para o céu” , da mesma novela; e ao tema “I only want to be alone”, da novela da Globo “ Celebridades”. Nesta mesmo época participa como back vocals no Espectáculo “ Roberto Leal & amigos, realizado no Casino Estoril.Ainda em 2003 viaja pela Europa, mais concretamente  França e Alemanha, representando a APS e a Nazaré, com outros elementos da APS e a BIG band do município.Em 2004, foi mais uma vez galardoada com o Guilhim-acontecimento musical do ano, referente ao genérico de “Queridas feras”. Contou com várias presenças em programas de entertenimento da TVI, promovendo os temas integrantes nas bandas sonoras das telenovelas. Deu voz a alguns anúncios pubicitários, como o anúncio aos   Transportes metropolitanos de Lx. Em 2005 esteve em cena no Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, a convite da companhia residente, com a peça “ A Aposta”, com encenação de Cândido Ferreira, na qual trabalhou com Sónia Tavares, vocalista dos The Gift e Projecto Amália Hoje.As caracteríticas chave da sua personagem  eram a musicalidade e a comicidade.

Em 2006, no ano em que termina a sua Licenciatura em Língua e Cultura Portuguesa, pela Faculdade de Letras de Lisboa, decide não seguir a via do ensino, e  ingressa o grupo de cantores residentes do programa da RTP “Dança Comigo”, apresentado por Catarina Furtado e durante um curto período   de tempo , por Sílvia Alberto. O programa esteve no ar até 31 de Dezembro de 2009, sendo a 5ª série um” Especial Dança comigo no gelo”. Nesta última série Teresa desenvolveu um trabalho de reportagem com a RTP/Modalfa e Dança comigo, Juntando-se a Nélson Évora na ajuda a mães adolescentes.

 Ainda em 2006, integrou o bloco de animação do festival RTP da Canção, chamado “ Saltos no Tempo”, realizado no Centro de congressos de Lisboa, apresentado por Jorge Gabriel e Isabel Angelino.

 Em 2007, concorre novamente ao Festival RTP da Canção, realizado na sala Tejo do Pavilhão Atlântico,apresentado por Jorge Gabriel e Isabel Angelino  classificando-se , mais uma vez em 2º lugar, com o tema “ Ai de quem nunca cantou” de autoria da própria, de Fernando Martins , Alexandra Valentim e Fernando Abrantes e letra de João Baião. Este tema foi premiado em certames internacionais de composição, com a sua versão em espanhol, ( letra adaptada por Oscar Romero) alcançando críticas muito positivas. O tema “Ai de quem nunca cantou “ integrou a banda sonora das “ Chiquititas”. Ainda durante este ano, desloca-se ao Canadá, a Lemington, para actuar para a comunidade portuguesa.  Conta com várias presenças em programas da RTP como “Portugal Azul “ , por exemplo,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2016 by Teresa Radamanto 

bottom of page